MENSAGEM ENVIADA A SUPERMERCADO SOBRE A INSIDIOSA UTILIZAÇÃO DE INSECTOS NOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
Teor da mensagem que hoje enviei ao Modelo Continente, solicitando a implementação de medidas no sentido de informar aos respectivos clientes sobre os produtos que incluam insectos nos seus ingredientes
Irei enviar a mesma mensagem a outros supermercados.
A partir de hoje, sempre que detectar à venda algum produto alimentício que contenha insectos, fotografá-lo-ei e publicarei a respectiva imagem acompanhada do rótulo #COMIDACOMINSECTOS, identificando também o estabelecimento onde o tiver encontrado.
Ponte de Lima, 15 de Fevereiro de 2023.
Rui Fonseca e Castro
Todos os produtos que detectarmos serão publicados nesta página
Todos os produtos que detectarmos serão publicados na nossa página com foto do produto, rótulo e lista de ingredientes e o máximo de informação possível sobre os mesmos.
E 120 – Cochonilha, ácido carmínico e carminas (C. I. 75 470); corante vermelho que é um glicósido fenólico presente nos ovos e tecidos gordos da fêmea de uma cochonilha (Dactilopius coccus ou Coccus cacto) que vive em cactos do género Opuntia, na América Central e nas Ilhas Canárias; o corpo seco da cochonilha contém c. 10% do princípio corante, o ácido carmínico; as carminas são os complexos insolúveis do ácido com metais alcalino-terrosos e metais pesados (p. ex., zinco); pode induzir reacções alérgicas em pessoas sensíveis.